10 dicas para quem quer estudar no estrangeiro

13 Maio 2019 | 505

Estudar no estrangeiro é uma ótima maneira de experimentar uma cultura completamente diferente, fazer amigos novos e de criar memórias que, com certeza, irão durar para a vida.
Contudo, existem muitas coisas que devemos considerar antes de nos mudarmos para outro país.

Nesta página, damos-te 10 dicas que te irão ajudar a preparar para esta nova etapa da tua vida.

1. Documentação: Antes de viajar, certifica-te, caso seja necessário, que o teu passaporte e visto estão válidos. Para além disto, aconselhamos a digitalização de todos os teus documentos importantes e deixares algumas cópias junto com os teus familiares ou amigos.

2. Seguro: Seja a estadia noutro país mais ou menos prolongada é sempre recomendado e, em muitos casos obrigatório, fazer um seguro de saúde que cubra todas as tuas necessidades em caso de emergência médica.

3. Bagagem: Pensa com muito cuidado naquilo que irás levar contigo, a maior parte coisas poderás comprar no país anfitrião e, no caso da roupa, poderás ter de fazer uma adaptação ao teu guarda-roupa, considerando o clima do país para onde irás viver.

4. Língua: aprende, pelo menos, as palavras principais de base da língua que é falada no país para onde irás estudar, de forma a que, nos primeiros meses, possas comunicar com as pessoas à tua volta para as coisas básicas do dia-a-dia, como ir a um café ou uma mercearia. A fluência na língua irá inetivavelmente surgir com o passar do tempo.

5. Inércia: supera a preguiça e aproveita os fim de semanas para estudar, mas também, para viajar e conhecer outros lugares.

6. Vigilância: Ao viajar, nunca deixes a tua bagagem sem vigilância em locais públicos, nunca aceites algo de quem te aborda na rua e não descures os teus documentos de identificação. Deixamos a sugestão de os digitalizares para se necessário teres pelo menos alguma coisa que te identifique.

7. Sim: diz sim a todas oportunidades de aventura que possam aparecer, com moderação, é claro, mas não deixes de correr riscos, de conhecer outras pessoas/lugares e de fazer amigos.

8. Amigos: Não limites as tuas amizades às pessoas que falam português, lembra-te que ter uma experiência no estrangeiro é uma óptima oportunidade para conheceres pessoas de diferentes partes do mundo que, provavelmente estão na mesma situação que tu.

9. Fotografia: Compra uma câmara fotográfica ou aproveita o teu telemóvel e não te esqueças de documentar tudo. Nem que seja para manteres os teus familiares e amigos atualizados sobre o teu dia a dia.

10. Viajar: Aproveita a proximidade e tenta visitar os países vizinhos do país onde estás a estudar. Nunca se sabe quando irás ter uma nova oportunidade de visitá-los.