Aprender um novo idioma. Qual escolher?

16 Fevereiro 2022 | 400

Aprender um novo idioma é desafiante, frustrante e, às vezes, simplesmente difícil. E descobrir a melhor maneira de aprendê-lo? Isso parece quase impossível. Diferentes ciências, teorias e estilos de aprendizagem estão por toda parte e, na verdade, alguns idiomas são mais fáceis de aprender do que outros. Apesar das dificuldades, o domínio de vários idiomas e o bilinguismo está-se a tornar cada vez mais uma adição ao currículo altamente desejada.

O que torna a aprendizagem de um idioma útil?

  • Elevado número de falantes
  • Região geográfica – optar pelos idiomas mais falados no mundo ou pelos mais estratégicos
  • Usabilidade e versatilidade – utilidade para vida social, pessoal, académica ou profissional
  • Oportunidades de carreira

Porquê aprender um novo idioma?

Ganhar Mais Dinheiro - Podes vir a ganhar muito dinheiro se souberes um segundo ou mais idiomas. Na verdade, pode resultar num aumento salarial médio de 2%. De acordo com o The Economist, o saber Espanhol dá um extra de 1,5%, o Francês 2,3% e o Alemão 3,8%!

Mais oportunidades de carreira - A globalização está a aumentar. Os empregos com mais procura, esperam que os candidatos saibam pelo menos dois idiomas, especialmente se as empresas trabalharem com equipas globais ou com parceiros de negócios estrangeiros. Ter fluência em vários idiomas irá decerto ajudar-te a seres mais competitivo.

Então quais são os idiomas mais importantes para aprender?

Chinês Mandarim

Com mais de um bilhão de falantes de mandarim no mundo, a maioria localizada na China e com este país a emergir como uma potência global, torna-se cada vez mais importante para as empresas ter membros da equipa que saibam chinês.

Espanhol

O Espanhol tem um grande número de falantes nativos e também um grande número de falantes em geral, principalmente nas Américas do Sul e Central, e é também a 2ª língua mais falada nos EUA.

Alemão

O Alemão é a língua mais falada em toda a Europa, pois a Alemanha continua a ser a economia dominante da Europa. Por isso, para fazer negócios nesta região, o alemão é uma das línguas mais importantes a considerar.

Francês

O Francês, também chamado de língua do amor, foi na verdade a língua diplomática internacional durante séculos. Só recentemente, historicamente falando, com a ascensão dos Estados Unidos como uma potência global, o inglês prevaleceu como a língua da diplomacia. Porém, a França ainda é uma potência económica e um destino popular para viagens, e por esse motivo, o Francês é definitivamente uma língua para se apostar!

Árabe

O árabe começou como uma língua nómada, falada entre tribos em movimento. Hoje é o idioma oficial da Liga Árabe, formada por 22 países como Egito, Jordânia, Marrocos e Emirados Árabes Unidos. Esses destinos turísticos populares, fazem com que valha a pena aprender árabe. Além disso, é o idioma de toda a civilização muçulmana e de todos os seus textos. Com mais de 1,8 bilhão de muçulmanos em todo o mundo, não é de admirar que o árabe faça parte da lista.

Russo

O Russo é uma língua extremamente influente entre muitos países do Leste Europeu e da Europa. Também tem a segunda maior percentagem de conteúdo da Internet (depois do inglês) e a maior percentagem de conteúdo da Internet na Europa. Isso torna-a numa das línguas mais importantes para se aprender para as empresas europeias.

Português

O Português é falado em todo o mundo - é a língua oficial de países da Europa, América do Sul, Ásia e África. Se isso não bastasse para provar que esta língua é uma das línguas mais importantes para aprender, aqui está mais: o Brasil está a emergir como uma das mais novas potências económicas do mundo. O turismo no país está a crescer e empresas globais estão-se a instalar neste país, fazendo aumentar a procura por falantes deste idioma.

Japonês

Embora a língua Japonesa não seja amplamente falada fora do Japão, ainda é importante conhecê-la. Quer você queira viajar pelo Japão, amar a cultura e a comida ou a tecnologia, saber Japonês pode-te levar longe de várias maneiras, bem como ajudar com a aprendizagem de outros idiomas asiáticos como o Coreano ou o Chinês.

Hindi

Com um dos maiores números de falantes do mundo, o Hindi é uma das línguas mais importantes para se aprender pois a Índia é uma grande parte da economia mundial da atualidade.

Italiano

O Italiano pode não ter o maior número de falantes nesta lista, mas a Itália é rica em artes, cultura e história. Muitos sítios do património mundial estão localizados na Itália e muitos textos históricos são escritos em italiano.

Inglês

O Inglês é definitivamente uma das línguas mais importantes a se aprender em 2021 e além. É usado em negócios globais, viagens, assuntos diplomáticos e em tecnologia. Não apenas isso, mas muitas das principais economias globais falam inglês - Estados Unidos, Canadá, Austrália e Reino Unido. O inglês também tem o maior número de falantes de uma segunda língua, com quase um bilhão de falantes não nativos de inglês no mundo.

Coreano

A língua Coreana é interessante de aprender, pois seus caracteres são fonológicos: as formas são semelhantes ao formato da sua boca conforme você faz o som. É um sistema de escrita único que torna o idioma fácil de aprender.