Coisas engraçadas que acabarás por fazer quando te estás a preparar para ires estudar no estrangeiro

03 Julho 2023 | 223

Para muitos jovens, frequentar uma universidade no estrangeiro representa um objetivo para o qual trabalharam durante muito tempo e sobretudo criaram grandes expectativas. Ao longo da tua vida foste aprendendo sobre o mundo e frequentando as diferentes etapas do ensino obrigatório em Portugal.

Durante este percurso e, especialmente com a entrada no ensino secundário, foste confrontado com a necessidade de, em 3 anos, tomares uma decisão que impacta o resto da tua vida. Nesse momento, o estudar no estrangeiro tornou-se num objetivo a aspirar.

Contudo, para fazer esta aposta é necessário rigor académico, muita documentação e burocracias, dependendo do país para onde ambicionas estudar e no caso de alguns destinos, substancial capacidade financeira.

Com vista a minimizar toda a ansiedade que este processo possa causar, preparámos algumas coisas engraçadas para descomprimires, com as quais te irás provavelmente identificar assim que tiveres aprovação da tua candidatura à universidade que concorreste.

a. Explosão de alegria

É aquele momento de pura alegria, uma sensação de contentamento avassalador quando descobres que foste aceite no curso e na universidade que escolheste. No momento, provavelmente irás sentir-te o rei/rainha do mundo!

b. Compras, compras, compras!

Precisas de uma desculpa para fazer compras?

Este é o motivo certo!

Irás fazer listas intermináveis de coisas que precisas de comprar e levar e também das que descobrirás que afinal não precisas pois no final irás perceber que existem limites de bagagem e, eventualmente, apenas levarás contigo o que é realmente essencial. O resto podes comprar lá.

c. Alojamento

Por exemplo, a grande maioria das universidades americanas exige que os seus estudantes fiquem em alojamentos dentro do campus universitário, onde a oferta se baseia em residências com ou sem serviço de alimentação incluído. Se estás a planear ficar num apartamento ou num quarto, certifica-te que tens tudo resolvido antes de viajar. Também ajuda se já tiveres um amigo ou algum familiar no país ou na cidade para onde vais estudar.

A potência das tomadas também difere e portanto, tem atenção a este tema e previne-te comprando um adaptador.

d. Comida

Se vais ficar num apartamento particular ou se alugares um quarto, não te esqueças de fazer uma lista de utensílios e ingredientes, que deverás comprar à chegada ao país ou de levar contigo caso esses produtos sejam difíceis de encontrar no país anfitrião. Como alternativa às questões da alimentação, a maioria das universidades têm “Planos de refeições” convenientes que oferecem aos seus estudantes alimentos nutritivos a um custo acessível a qualquer carteira.

e. Clima

No geral, em Portugal estamos acostumados a um clima mediterrâneo caracterizado pelo seu tempo ameno. Por isso, dependendo do país para onde irás viajar, deverás adaptar o teu vestuário. Os invernos gelados na maior parte da América do Norte e do Reino Unido ou alguns países europeus por exemplo, irão definitivamente testar-te fisicamente. O melhor mesmo é levares roupa a contar com os primeiros tempos e depois, com base na experiência que tiveres, ires levando ou comprando roupa que se melhor adapte à tua vida atual.

f. Não quero mais vacinas, por favor!

Em determinados países, poderá te ser pedido como requisito de admissão o teu boletim de vacinas a fim de comprovar se tens em dia determinadas vacinas que são obrigatórias para entrar no país. Tem atenção a esta situação e toma as medidas necessárias para que esteja tudo em dia antes de viajares. Mais vale prevenir, do que remediar!

g. Onde está o 'Bom' em dizer Adeus?

Aqui vem a parte em que percebes que vais ficar muito tempo longe da família e dos amigos. Sim, sabemos que vais sentir-te triste, mas queres saber?

Eles vão estar sempre lá para ti e vais fazer novos amigos, de países que se calhar, nunca irias ter a oportunidade de conhecer alguém dessa nacionalidade.

h. Embarcar no avião

Não irás querer ser como o “Sozinho em Casa 2 - Perdido em Nova Iorque”! Certifica-te que tens a tua bagagem devidamente embalada, os teus documentos e papéis importantes numa mochila ou numa bolsa prática para a viagem, que deverá permanecer junto a ti para que não haja complicações de última hora.

i. Chegada e Orientação do Aluno

O Evento de Orientação do Aluno é uma sessão divertida e informativa que pode ter a duração de 1 dia ou de 1 semana. As universidades, geralmente, fazem da chegada dos novos estudantes uma grande festa. São organizados diferentes eventos que explicam a história e o legado da universidade e da cidade anfitriã, entre outras atividades. Durante este período, também terás a oportunidade e a ajuda para abrires uma nova conta bancária, registares-te no centro de saúde ou obter um seguro médico, dependendo das regras do país e da tua preparação prévia nestas matérias. Ao mesmo tempo irás sentir-te perdido e confuso com tanta coisa acontecer ao mesmo tempo, mas adivinha?!

Não irás ser o único!

No entanto, durante este tempo, irás conhecer os teus colegas de curso, fazer as primeiras amizades e aprender sobre as regras e os regulamentos da universidade.