Como aproveitar ao máximo um curso de verão

22 Outubro 2020 | 156

Envolve-te da forma mais rápida possível nas atividades

Ao chegar a outro país, comunicar e interagir são as palavras de ordem.

Os programas de verão são, na sua grande maioria, bastante curtos e passam rapidamente, por isso, aproveita ao máximo! É importante envolveres-te nas atividades que o curso disponibiliza, para conheceres o meio envolvente, e os restantes alunos e monitores. Vais fazer amigos para a vida!

Sê resiliente

Dependendo do teu nível de competências, estes cursos podem ser desafiantes, pois para além da barreira da comunicação, a pessoa precisa de se adaptar rapidamente a um novo ambiente.

É importante ser resiliente para ultrapassar as diferenças culturais a par com o ser bem-sucedido no teu curso.

Cria um diário escrito e fotográfico.

Escreve diariamente como a tua experiência está a correr através de um diário escrito e fotográfico. Tira fotografias às comidas, aos lugares, às pessoas e aos teus momentos favoritos e partilha com os teus amigos e familiares.

Universidade/Escola vs línguas estrangeiras

Planeia o teu curso de verão no estrangeiro de forma a coincidir com a tua área de estudo, presente ou futura ou com os temas que estás a estudar. Por exemplo, se estás a estudar economia, tenta tirar o teu curso de verão numa cidade com uma dinâmica económica interessante ao nível mundial; ou se estás a tirar história, escolhe um local que seja uma referência na área. Conciliar os teus estudos com um curso de verão, pode fazer com o que estás aprender na sala de aula se torne mais interessante e significativo.


Faz mais do que um!

Se tiveres possibilidade, faz mais do que um curso de verão no estrangeiro ou se puderes, faz um curso por um período mais alargado do que uma semana. Passar algum tempo noutro país, permite descobertas, experiências e crescimento pessoal surpreendentes!