Como escolher a instituição certa para estudar?

12 Dezembro 2022 | 308

Tomaste a decisão de estudar no estrangeiro. Ótimo! No entanto, existem milhares de escolas, universidades e instituições a considerar. Nesta página, iremos ajudar-te a encontrar aquela que mais se adequa aos teus interesses.

Não irás encontrar a instituição certa para ti se não souberes do que estás à procura, e é bastante improvável que consigas pesquisar e analisar todas as instituições académicas que existem no mundo. É necessário definires critérios de forma a elaborares uma lista de escolas, para que, posteriormente, as possas pesquisar mais detalhadamente.

O primeiro ponto a considerar é…em que país queres estudar?

Se ainda não tens uma resposta para esta pergunta, considera o seguinte:

Qual o idioma utilizado no curso?

Para muitas instituições, o Inglês é um requisito básico determinante, pois muitos cursos internacionais são lecionados em Inglês. Porém, podes ser descendente de pais de outras nacionalidades e ter facilidade com Francês, Alemão, Espanhol, entre outros.

Qual o valor das propinas?

Dado que ter disponibilidade financeira para gerir todas as despesas associadas a esta decisão é um fator determinante.

Preferes cidades grandes ou pequenas, praia ou campo, queres viajar enquanto estudas, etc?

És uma pessoa da cidade ou preferes lugares pequenos e calmos? Queres poder morar perto da praia ou talvez perto das montanhas onde possas fazer caminhadas ou esquiar? Descobrir países circundantes nas férias e fins-de-semana? É importante ter estes detalhes em atenção para que te sintas feliz com a tua escolha.

Queres escolher um país especializado numa determinada área?

Por exemplo, a Suíça é famosa pelos seus cursos de Gestão Hoteleira, a Itália é popular para estudantes que querem tirar Moda e Design, a Alemanha para as Engenharias, Economia no UK, etc, e se quiseres estudar uma língua, o melhor será escolher um país nativo.

Em que és bom? Quais as tuas paixões? Como está o mercado de trabalho das tuas áreas de interesse? São questões muito relevantes.

Quando identificares estes pontos, cria uma lista de 3 a 10 instituições que vão de encontro aos mesmos. Depois, pesquisa-as e procura as respostas aos seguintes critérios:

a) Cursos e as respetivas datas de início

b) Requisitos e prazos de candidatura

c) Propinas e bolsas de estudo

d) Vida, atividades e clubes que existem no campus

e) Opções de alojamento

f) Rankings

Após essa análise poderás identificar:

  • Quais as escolas que têm o curso que mais me interessa;
  • Que universidades consegues pagar;
  • Em que escolas preenches os requisitos de admissão para ser aceite;
  • Quais as escolas que têm a localização, campus, opções de alojamento ou atividades que te despertam maior atenção.

Com base em todos os dados recolhidos, poderás decidir em consciência qual a melhor opção e candidatares-te por ordem de preferência. Boa sorte!