Como escolher um destino para estudar no estrangeiro?

09 Setembro 2020 | 107

Se estás a ler este artigo, é porque queres ou estás interessado em estudar no estrangeiro, ou pelo menos, tens uma pontinha de curiosidade sobre este tema.

Após decidires que é isto mesmo que queres fazer, a próxima etapa é escolher o destino certo para ti. Esta decisão não é fácil porque existem muitas variáveis a considerar e, é por isso mesmo que te iremos dar algumas dicas sobre como escolher o país adequado para ti e que melhor se enquadra nos teus sonhos e objetivos.

Cada pessoa tem as suas ambições e interesses: algumas preferem países com cidades grandes, cosmopolitas e com muito movimento, outras preferem países com uma cultura rica e vibrante, ou então, países com uma forte ligação a atividades ao ar livre e por aí adiante.

A lista é imensa quando levamos em consideração os gostos e interesses de cada individuo.

É importante tornar esta decisão tão desafiante numa tarefa divertida. Para além das ambições, sonhos, gostos e interesses, deverás também refletir sobre as experiências educacionais, culturais e sociais queres ter.

Para iniciar este processo, deverás colocar-te as seguintes perguntas:

• Existe uma parte específica do mundo que eu sempre quis visitar?

• Quero estudar numa capital, numa cidade mais pequena ou numa área rural?

• Onde é que me sinto confortável a viver? Que tipo infraestruturas preciso de ter por perto?

• Que tipo de experiências e atividades culturais, sociais e extracurriculares quero disfrutar?

• Eu quero explorar culturas drasticamente diferentes da minha ou experimentar uma que é relativamente semelhante?

• Quais são os meus objetivos pessoais, académicos e profissionais, e quais são os países que oferecem cursos que incluem todos eles ou pelo menos grande parte?

• É importante para mim ser capaz de viajar para os países vizinhos, ou posso viver numa zona mais remota?

Se conseguires responder a todas estas perguntas, estás no bom caminho para decidir sobre o destino para o qual queres ir estudar. No entanto, se estas perguntas te deixam na dúvida, aconselhamos-te a falar com expositores de vários destinos presentes na nossa feira, que te podem dar um vislumbre sobre os seus países, inclusive destinos que se calhar nunca tinhas ponderado como uma opção válida para esta aventura.

Tem sempre em mente porém, que não importa onde irás estudar, a tua experiência no estrangeiro irá ser, com certeza, o início de uma mudança maravilhosa na tua vida!