Estudar fora da Europa. Como obtenho um visto para estudar no estrangeiro?

16 Dezembro 2019 | 845

Um visto é um documento que te dá permissão para entrares num país estrangeiro.

O visto de estudante, só é concedido a pessoas que tenham a candidatura confirmada pela escola/universidade que vão frequentar, confirmando deste modo, a intenção/necessidade de permanência no país por determinado período de tempo.

Os critérios para a obtenção de visto, variam consoante o país e por esse motivo, o teu ponto de partida será pesquisar e/ou entrar em contacto com a embaixada do país onde desejas estudar, para obter mais informação.

Sendo cidadão europeu, só será necessário um visto no caso de viagem e/ou permanência em países fora do espaço Schengen.

Quando deve ser solicitado o visto?

Conforme já mencionado, assim que a escola/universidade a que te candidataste confirmar a tua admissão, podes, junto da embaixada respetiva, iniciar o processo de solicitação de visto.
O mesmo deverá ser tratado pessoalmente, antes de viajares para o teu destino académico.


Que tipo de visto preciso?


Existem dois tipos de visto mais frequentes para este efeito:

  • Estudante
  • Estudante não imigrante.

O visto atribuído poderá variar em função do país escolhido.

Estas tipologias de visto, significam que não pretendes residir permanentemente nesse país e que a tua estadia é, apenas, e só, com a finalidade de estudar.

Como funciona a candidatura à obtenção do visto?

Tal como já referimos, a primeira coisa a fazer é provar a frequência na instituição de estudo através de uma confirmação emitida pela mesma.

Aconselhamos-te a entrar em contato com a universidade ou escola, para esclarecer qual o visto que precisas e/ou pedir que te enviem a documentação necessária para sua solicitação.

Assim que a instituição te tenha facultado essa informação, deverás ter tudo o que é necessário para avançares com o processo de obtenção do visto.

Dependendo do país, o pedido de visto pode ser feito por correio, pessoalmente ou via on-line. Sugerimos que contates a embaixada ou consulado, pessoalmente ou por outra via disponível, para te ajudarem com o processo.

Posso prolongar o meu visto enquanto estiver noutro país?

Essa possibilidade existe, mas a complexidade do processo, depende do país onde estiveres a estudar.
Em alguns países,  prolongar o visto é um processo muito simples, enquanto que noutros, pode ser um desafio difícil de concretizar e que pode mesmo implicar sair do país para tratar da renovação e só depois da mesma ser permitido voltar a entrar.