Estudar na Dinamarca

15 Fevereiro 2018 | 343

A Dinamarca é um país que se caracteriza por uma boa oferta de cursos de ensino superior em simultâneo com o facto das propinas serem gratuitas para cidadãos da União Europeia.


O sistema de candidaturas da Dinamarca é centralizado, sendo que poderás fazer uma pesquisa pelas melhores universidades no portal Study in Denmark. Uma vez seleccionados os cursos, terás de aceder ao portal Optagelse para efectuares a tua candidatura.


De uma forma geral, encontrarás uma divisão entre cursos de ensino superior profissionais e académicos. Os cursos de ensino superior de natureza profissional consistem em Academic Professional Degrees, os quais equivalem aos nossos Cursos Técnico de Ensino Superior.Com uma duração de 2 anos, quando terminares este curso, poderás fazer um curso de 1 ano e meio, ou seja, um Top Up de forma a ganhares os créditos adicionais para ficares com uma Licenciatura. Em alternativa, para cursos de natureza mais teórica, poderás fazer uma licenciatura de 3 anos.

Também é possível fazer um Master, o qual, tal como em Portugal tem uma duração de 2 anos. Uma vez que a Dinamarca também é signatária da Declaração de Bolonha, todos os cursos são reconhecidos em Portugal.


O processo de candidatura geralmente consiste em reunir um conjunto de documentos como um certificado de habilitações, cartas de recomendação, carta de motivação, eventuais testes de admissão e o currículo.


Normalmente, não existem bolsas de estudo para estudantes da União Europeia, mas se trabalhares poderás obter um subsídio do Governo Dinamarquês (SU) mediante determinadas condições.