Novas oportunidades pela Les Roches Global Hospitality Education

28 Fevereiro 2018 | 2665

Novas oportunidades pela Les Roches Global Hospitality Education


A Les Roches Global Hospitality Education inicia o ano de 2018 com uma maior oferta de oportunidades para os seus alunos. As opções de intercâmbios para os estudantes entre os campus Les Roches localizados na Suíça, Espanha, E.U.A e China são reforçadas com as novas oportunidades no Reino Unido, sede do Instituto Glion de Educação Superior. Ambos os centros educativos, Les Roches e Glion, especializados em direção hoteleira, turismo, luxo e gestão de eventos, fazem parte da Sommet Education, e são acreditados pela Asociación de Escuelas y Colegios de Nueva Inglaterra (NEASC), classificada entre as cinco instituições de enino superior mais prestigiadas do mundo para a gestão da indústria de Hospitality (que engloba turismo, hotelaria e restauração).
Esta oferta acentua a globalidade que distingue a Les Roches há mais de 63 anos, cujos graduados formam atualmente uma rede de mais de doze mil diretores e profissionais formados as suas salas de aula, e que ocupam posições de destaque nos principais estabelecimentos hoteleiros e turísticos em mais de 130 países.
Desta forma, reforça a sua oferta educativa através de programas que são dos mais reconhecidos pela indústria: um título universitário em Administração Hoteleira Global (BBA in Global Hotel Management) com diferentes especializações; Pós-Graduação em Direção Hoteleira Internacional e Empresas Turísticas; Pós-Graduação em Direção de Marketing para o Turismo de Luxo; e as recentes Pós-Graduação “Executive” em Direção Hoteleira Internacional (especialmente concebida e dirigida a profissionais no ativo) e Pós-Graduação em Inglês Intensivo que, junto como os Masters em Hospitality Leadership e MBA em Global Hospitality Management, completam a oferta da Les Roches a nível mundial. 

O desafio para 2018: as novas oportunidades de competências


A indústria do turismo está em plena ebulição e prepara-se para os desafios atuais, que se baseiam fundamentalmente em duas questões: alterações nos conteúdos das escolas especializadas e no método de ensino de forma a preparar os futuros profissionais para a gestão imediata. Relativamente ao mundo laboral, há a necessidade de uma polarização que fará diminuir a procura de postos intermédios e disparará a necessidade de profissionais altamente qualificados para ocupar cargos de direção, tal como explica Pedro Martins, responsável em Portugal pela Les Roches: “segundo a OMT, prevê-se a criação de 25 milhões de novos postos de trabalho a nível mundial na indústria do turismo, o que traduz uma necessidade premente de talentos, empreendedores e intra-empreendedores (profissionais capazes de fazer evoluir as suas empresas a partir de dentro). No campo da educação, não há dúvida de que estamos a assistir à maior disrupção da história, cuja evolução será vivida em pleno pelos integradores das gerações atuais e futuras. Escolas como a nossa, que além de tudo participam ativamente no processo evolutivo da indústria do turismo, têm pela frente o objetivo de formar líderes capazes de inovar e de se atreverem a romper com as normas existentes para alcançar um maior sucesso. Como tal, há que encarar com seriedade e desenvolver programas modernos e vanguardistas, com garantias de sucesso, como é o caso da Pós-Graduação Executive em Direção Hoteleira Internacional, com convocatória em setembro deste ano, e que é uma clara resposta à especialização e polarização do emprego que se regista atualmente no setor hoteleiro e turístico internacional. Estão a ocorrer alterações estruturais que fazem com que a procura de empregados de nível médio diminua, enquanto aumenta a necessidade de profissionais e diretores qualificados. Quem pretende assegurar uma carreira de sucesso e/ou apostar numa profunda melhoria da sua formação contínua tem de o fazer através de escolas especializadas com demonstradas provas de solidez, que ofereçam programas inovadores com garantia de sucesso profissional”.

Duas convocatórias anuais


Os estudantes que pretendam desenvolver uma carreira internacional focada nos setores de turismo, hotelaria ou luxo, e desejem fazê-lo na Les Roches (marca reconhecida pelo setor com uma das três melhores do mundo) têm de apontar nas suas agendas duas datas essenciais: setembro e fevereiro. Estes dois meses são os escolhidos por esta escola para as duas convocatórias anuais.
O exclusivo e intenso programa de práticas da Les Roches, ao qual os alunos acedem desde o primeiro dia, e as oportunidades de mobilidade dos alunos entre os distintos campus na Suíça, Espanha, E.U.A, China e Inglaterra constituem uma oferta única que conjuga o modelo tradicional suíço com as ferramentas mais recentes e métodos inovadores. “Os nossos alunos recebem uma formação que os capacita de forma extraordinária para a gestão do serviço ao cliente de alto nível, sem perder a perspetiva da sua realidade como gestores de negócio. Temos a sorte de poder contar com visitas regulares ao nosso campus em Marbelha das mais importantes cadeias hoteleiras com o intuito de selecionar e recrutar profissionais. Em cada semestre, os nossos alunos recebem uma média de cinco ofertas em Espanha e no estrangeiro, e cerca de 95% são remuneradas. Isto permite-nos também receber um feedback direto acerca do desempenho dos nossos alunos, bem como sobre os pontos fortes e os aspetos a melhorar no nosso modelo de formação. É fundamental que um polo universitário como o nosso seja capaz de antecipar as necessidades da indústria, uma vez que os conceitos e metodologias de formação que aplicamos são as ferramentas que desenvolvem as competências que os nossos estudantes oferecem à indústria num período entre um e quatro anos. O facto dos nossos estudantes levarem a cabo a sua formação prática em empresas líderes a nível mundial, como o Four Seasons, o Ritz-Carlton ou o Mandarin Oriental, permite-nos adaptar e incorporar as últimas novidades dos processos de operação ao próprio programa de práticas no campus”, afirma Pedro Martins, destacando ainda: “a taxa de empregabilidade dos nossos alunos após a graduação supera os 90 por cento”.

Alunos portugueses na Les Roches


Portugal é atualmente um destino de eleição. Os turistas que o visitam destacam que, em momentos de tensão internacional e de incertezas, este país oferece tranquilidade e segurança. Mas esta afluência de turistas acarreta consigo uma série de necessidades às quais os empresários hoteleiros estão a esforçar-se por responder. A formação do staff é um elemento competitivo ao qual Portugal não pode ficar indiferente, e que vai marcar a qualidade do serviço. Mas isto requer competências.
E estas competências são justamente o foco do ensino na Les Roches, tal como assegura, em jeito de conclusão, o responsável em Portugal pela Les Roches, Pedro Martins: “nós somos um centro universitário altamente especializado e global. Formamos diretores para o setor hoteleiro e de luxo. Profissionais capazes de gerir um negócio e equipas, assim como a atenção ao cliente premium, oferecendo valor diferencial. Em algumas das nossas escolas, como é o caso da de Marbelha, a comunidade de estudantes portugueses é muito numerosa, o que é indicador de que há a preocupação pelos portugueses em fazer parte desta competição global em volta das grandes marcas”.


Para mais informações contactar:

Tfno.: 95 276 41 45 • www.lesroches.es