O que é um GAP YEAR?

26 Novembro 2018 | 57

O que é um GAP YEAR?

O GAP YEAR, Ano Sabático em português, é uma pausa de um ano, feita pelos estudantes antes ou depois da faculdade, que aproveitam este período, para  viajar para o estrangeiro e interagir com novas culturas, realizando algum tipo de atividade como voluntariado, aprender outra língua, etc.

É uma ótima oportunidade de introspeção, que muitas vezes, ajuda aqueles que ainda não entraram na faculdade, a decidir que tipo de curso irão ingressar.

Esta pausa de um ano sabático, oferece a oportunidade ao indivíduo, de descobrir mais sobre seus pontos fortes e pontos fracos, para além de compreender o que é que pode ser uma oportunidade ou ameaça no mundo exterior, face aos seus objetivos. Por exemplo, ao te voluntariares para um país em desenvolvimento, podes vir a descobrir um interesse por saúde, serviço social ou política que, até teres esta experiência não tinhas sequer considerado.

O porquê de fazer um GAP YEAR

Para algumas pessoas, o GAP YEAR é encarado como o momento oportuno para amadurecer e experimentar as responsabilidades associadas à vida adulta.

Geralmente, quando se termina o secundário, os alunos frequentaram 12 anos seguidos de escolariedade obrigatória. Entre as aulas, atividades extracurriculares, vida social e obrigações pessoais, muitos estudantes não tiveram oportunidade de se auto-conhecerem o suficiente, sendo essa a causa, muitas vezes, inconsciente, da dificuldade na escolha do curso a seguir.

Realizando uma pausa desta natureza e aproveitando o facto de estar imerso numa cultura completamente diferente, para fazer voluntariado, aprender uma nova língua, etc, pode ajudar a tomar decisões mais complicadas e superar desafios.

A verdade é que, após esta experiência, a tua visão do mundo irá, com certeza, estar bem mais amadurecida e irás conhecer outras perspetivas, que te permitirão fazer ajustes à tua própria forma de ver as coisas, de estar na vida e de te relacionares com os outros.

Perguntas comuns sobre o GAP YEAR


• Alojamento?
A questão do alojamento varia bastante, consoante, o tipo de programa que irás fazer e do país para onde vais. Normalmente, os estudantes ficam alojados em campus ou com uma família anfitriã. A instituição que te ajudar com essa candidatura, frequentemente indica quais as melhores soluções.

• Posso viajar para outros destinos durante o programa?

Claro! Além da tua própria viagem, muitos programas de GAP YEAR incluem excursões, mas em alguns casos, opcionais, porque poderão estar sujeitas a custos extras.

• Quando é que é a melhor altura?

Estes projetos existem durante todo o ano. Muitos alunos optam por ingressar num programa destes no início do Outono, de modo a não interferir com a rotina da vida académica.