O que têm em comum filmes como American Pie, Project X, Super Bad, High-School Musical entre muitos outros?

02 Junho 2020 | 816

Descrevem o dia-a-dia de uma típica High-School Americana! Um dia-a-dia que todos os anos vários estudantes portugueses vivem através da MultiWay e do seu Programa Académico. Um ano a viver nos Estados Unidos, com uma Família Americana e a frequentar uma High-School Americana.

Mas quais são, afinal, as grandes diferenças entre uma Escola Secundária Portuguesa e uma Americana? 

São tantas que nem sabemos bem por onde começar! As disciplinas. Em Portugal quando chegas ao 10º ano escolhes a área que queres e tens as disciplinas daquela área. Nos Estados Unidos, funciona de forma diferente: tens uma lista enorme de disciplinas que poderás escolher sem teres que te “prender” a uma área! E sim, há disciplinas tão “estranhas” como Culinária ou Agricultura, e outras mais “normais” como Matemática, História, Filosofia.  Depois há também a questão dos desportos e de todas as atividades extracurriculares. Os estudantes americanos ou internacionais são incentivados a participar no maior número de atividades possível. E não é apenas para ocupar tempo. Há o reconhecimento de que ao realizar atividades adquires uma série de outras skills (como por exemplo o espírito de equipa) que serão, no futuro, bastante importantes. Não é por acaso que na candidatura a uma Universidade Americana são sempre tidas em conta as atividades extracurriculares. E é por isso que acabamos por ter estudantes portugueses a experimentar o Futebol Americano ou o Baseball ou as raparigas a experimentar ser Cheerleaders! Em que outro país poderiam ter estas experiências?! Para os menos versados no desporto há sempre os Clubes de Robótica ou o Jornal da Escola! Não importa em que atividades te inscreves, importa que as faças!

Então e a Família de Acolhimento? 

É como muitos dos nossos estudantes dizem: “ganhei uma Família do outro lado do oceano!”. Os nossos estudantes passam a ter um Pai Americano, uma Mãe Americana e irmãos Americanos. É uma ligação que fica para sempre. E a garantia de que quando voltarem a ir aos Estados Unidos terão uma casa onde ficar! E é também a melhor forma de conhecer profundamente a cultura Americana! Não serás tratado como um convidado, serás mais um membro da família, com todas as vantagens e desvantagens que isso traz! Por isso, prepara-te para fazeres a cama e arrumares o teu quarto!

E no final do Programa, terei de repetir o Ano em Portugal? 

Não! Desde que não haja alterações de última hora no Ministério de Educação em Portugal e desde que a escolha da maioria das disciplinas seja feita de acordo com o teu currículo de cá não terás problemas em obter a equivalência. Mas essa parte do processo deixa connosco! Somos nós que tratamos disso!

Para além de tudo isto, viverás experiências que nunca sonhaste viver tão de perto… Na escola terás, por exemplo, o Prom ou a Graduation! Dois eventos icónicos com mais de cem anos de tradição no Ensino Secundário Americano. Com a tua família passarás o Thanksgiving… a mais tradicional celebração familiar na América! E claro, não esquecer o Halloween, no país que criou esta tradição!

Mas se os Estados Unidos não são a tua praia, temos muitos outros destinos à tua escolha onde poderás ter uma experiência semelhante, sempre adaptada à cultura de cada país. Canadá, Irlanda, Itália, Austrália, Japão, França, Espanha, etc. São muitos os destinos à tua espera!

E nós, MultiWay, estamos cá para te ajudar!


Artigo por: MultiWay - Cursos no Estrangeiro