Opções de estudo no estrangeiro

03 Dezembro 2020 | 323

Estudar no estrangeiro pode ser uma experiência deveras gratificante que permite combinar a realização pessoal com a realização académica e/ou profissional.

Porém, até chegarmos à parte de fazer as malas e viajar para outro país, existe um longo percurso que implica muita pesquisa e o reunir de muita informação com vista a tomar boas decisões.

Tendo isto em consideração aqui vos deixamos algumas das opções que existem:

  • HIGH SCHOOL: Ano académico ou Boarding School

Existem muitos programas de High School no estrangeiro, que vão desde fazer o ensino secundário inteiro, a programas com a duração de um ano ou até, de apenas um semestre.

O nosso conselho no que toca a encontrar o programa de High School ideal para ti, é contatar uma agência educativa ou um agente especializado em High School.

No caso de queres frequentar uma Boarding School, assim que identifiques a tua preferência, podes contactar essa escola diretamente, pois na sua grande maioria, estas escolas têm gabinetes com profissionais especializados que te ajudam no processo de candidatura e requisitos/procedimentos de recrutamento distintos.

  • GAP YEAR: Curso de línguas ou Voluntariado

Geralmente, quando se termina o secundário, os alunos frequentaram 12 anos seguidos de escolaridade obrigatória. Entre as aulas, atividades extracurriculares, vida social e obrigações pessoais, muitos estudantes não tiveram oportunidade de se auto-conhecerem o suficiente, sendo essa a causa, muitas vezes inconsciente, da dificuldade na escolha do curso a seguir.

Realizando uma pausa desta natureza e aproveitando o facto de estar imerso numa cultura completamente diferente, para fazer voluntariado, aprender uma nova língua, etc, pode ajudar a tomar decisões mais complexas e superar desafios.

  • ENSINO SUPERIOR: Licenciatura, Pós-Graduação ou Mestrado

Quando optas por fazer uma licenciatura no estrangeiro, sabes à partida, que irás abrir os teus horizontes em muitos aspetos.

Quando tomas esta decisão, deverás ter a certeza que estás disposto a aprender de uma forma totalmente nova. Irás estar em contato com modelos educacionais diferentes, que irão contribuir para uma educação mais diversificada e intercultural. Esta mudança na forma de aprender, irá tornar-te mais polivalente e flexível na realização das tuas tarefas, potenciando largamente o teu sucesso profissional no futuro.

Se desejas seguir uma carreira em que possuir uma pós-graduação ou mestrado seja considerado uma mais-valia, optar por realiza-la no estrangeiro pode ser uma ótima forma de te destacares, expandindo o teu currículo e por conseguinte potenciando a tua carreira.

Uma das maiores vantagens de tirar uma pós-graduação ou mestrado no estrangeiro é também a oportunidade de aprender sobre um tópico que já estudaste, mas de um prisma académico e cultural distintos que te irão dotar de uma perspetiva muito diferenciada sobre essa matéria.