Que curso deverei escolher?

28 Julho 2022 | 113

Na semana em que abriu a 1ª fase de candidatura ao ensino superior, a Study Abroad Portugal deixa-te aqui algumas razões para escolher um curso numa determinada área.


Estudar Línguas e Humanidades

Na última década, face à evolução informática e tecnológica, a educação tem girado muito à volta dos cursos de ciências, tecnologia, engenharia ou matemática, dadas as exigências que se impõem no mercado de trabalho. No entanto, os cursos de Línguas e Humanidades continuam a ter uma relevância considerável. Partilhamos contigo alguns porquês:

Competências ao nível do desenvolvimento profissional e pessoal

Os cursos de Humanidades, que frequentemente exploram temas como Gestão de Trabalho, Escrita Técnica e Empresarial, Tomada de Decisão, Ética e Liderança, entre outros, revelam-se de extrema utilidade para melhorar algumas softskills como a comunicação, a confiança, a inovação e a organização.

Criatividade

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a criatividade não está apenas reservada aos estudantes das artes. Devemos ser criativos em todas as áreas, até porque, em todas elas teremos de encontrar soluções para os nossos desafios e nem sempre os métodos tradicionais se revelarão os mais eficazes. A área das Línguas e Humanidades não é excepção e inclui diversas disciplinas que proporcionam aos estudantes a liberdade para serem criativos, combinando os seus interesses com uma educação especializada.

Incentiva a justiça social

Os valores de base das Humanidades incluem estudar as perspetivas de diferentes povos, tendo em conta, as histórias sociais e culturais de cada um, de forma a pavimentar caminhos sociais de compreensão entre povos para o futuro. Cursos como a Literatura, o Cinema, a Poesia ou o Jornalismo, estimulam a representação e a justiça social deste tema.

Cepticismo

Outra das características das Línguas e Humanidades é o facto de que grande parte dos cursos desta àrea, são passíveis de interpretação. Não há uma compreensão padronizada de um poema, ou uma verdade absoluta na Filosofia, o que desenvolve nestes estudantes a competência crítica do cepticismo, fomentando a aprendizagem de questionar a realidade e estimulando a formação dos seus próprios argumentos e ideias.

Desenvolvimento cultural

Certos cursos de Humanidades visam ensinar como as sociedades funcionam e evoluem e a cronologia dessa evolução até aos dias de hoje. O aprofundamento deste tema, permite conhecer o nosso contexto cultural, as nossas origens, e outros detalhes que nos caracterizam enquanto nação, bem como, os de outras pessoas e países. Isto amplia as suas perspetivas e incentiva à tolerância e a uma compreensão mais ampla do mundo em que vivemos.


Estudar Ciências e Tecnologia

Existem diversas razões para optar por um curso na área das Ciências e Tecnologias.

Aqui estão algumas das consideramos ser mais relevantes:

Um desafio permanente e entusiasmante!

As Ciências e Tecnologias são setores em constante desenvolvimento, e por isso, estarás sempre a aprender e a descobrir algo novo ao longo da tua carreira.

Boas oportunidades de trabalho

Se por um lado, a Ciência, a Tecnologia e a Engenharia são áreas relevantes para quase todos os setores profissionais e como tal, as tuas oportunidades de emprego e de opção de carreira se multiplicam, por outro, à medida que a tecnologia evolui, a necessidade por especialistas nestas áreas também vai aumentando.

Impacto

Estes profissionais fazem trabalhos incrivelmente importantes. Cabe-lhes resolver alguns dos maiores problemas da humanidade como por exemplo o desenvolvimento de energia verde e sustentável de forma a combater as alterações climáticas, descobrir a cura de doenças, entre outros. Para além disso, estamos cada vez mais em contato com a Inteligência Artificial, aplicativos, business intelligence, machine learning, ensino e trabalho remotos, jogos digitais, proteção de dados, etc.

Competências transversais

Muitas das competências que irás aprender ao longo destes cursos são complementares e transversais a todas as áreas. Noções de matemática, química, física, tecnologia, geografia, biologia acabam por se interligar que te oferece uma visão mais ampla sobre o mundo, de modo a permitir que tenhamos um raciocínio lógico mais apurado.

Há algo para todos

Independemente da tua área de licenciatura, se tens interesse em alguma das áreas de estudo mencionadas nesta página há sempre um lugar para ti, pois a versatilidade, polivalência e complementaridade são chave para o sucesso.


Estudar Artes

Os cursos de Artes, ao contrário do que se possa pensar, tem muitas aplicações à vida real e diferentes perspetivas de carreira. Descobre connosco cinco boas razões para escolheres um curso dentro desta área.

Diversidade de áreas para explorar

Da história de arte à escultura, do teatro à moda, há uma grande variedade de opções em que te podes especializar. Esta diversidade é uma das razões que mantém os alunos, interessados envolvidos e motivados, sendo que estes cursos são frequentemente muitas vezes estruturados de forma a estimular a criatividade da mente.

Cultura ao teu alcance

A herança da arte é vasta e distinta e pode ser encontrada em todo o mundo das mais variadas formas. Hoje em dia, a tecnologia, permite explorar esta riqueza cultural internacional de uma forma tão dinâmica e detalhada que todas as pequenas coisas podem levar à descoberta ou criação de grandes tesouros. Cursos nestas áreas já permitem aos estudantes ter acesso aos recursos necessários para desnvolverem as suas próprias ideias, pesquisas e projetos e se destacarem no seu trabalho.

Viajar pelo mundo

Muitas universidades oferecem a oportunidade de estudar no estrangeiro, seja por um período de curta duração ou um ano inteiro. Algumas delas, até têm campus em países diferentes abrindo a possibilidade de fazeres o teu curso em mais que um país. Estas oportunidades, ajudam-te a ampliar os teus conhecimentos e a desenvolver um vasto número de competências. Além disso, alguns cursos, podem levar a que tenhas de viajar um pouco por todo o mundo seja para eventos, congressos, feiras, conferências, exposições, etc.

Sofskills 

Uma vez mais abordamos as sofskills como algo de muito valor, pois a tua forma de pensar criativa e independente, irá ajudar-te na resolução de problemas e a afinar competências como a coordenação e a comunicação.

Oportunidades de trabalho

É comum olhar para as Artes e achar que é uma área com baixa empregabilidade. Existem uma série de oportunidades acessíveis a licenciados destas áreas nomeadamente, da ilustração à produção de TV, do ensino à curadoria de museus, moda, organização de eventos, até algumas áreas dentro do Marketing, as opções são imensas.


Estudar Ciências Socioeconómicas

As ciências socioeconómicas são disciplinas que estudam a forma como os indivíduos, os grupos e os povos gerem e usam os seus recursos.

Existem muitas razões para optares por um curso destas áreas, porém, destacamos aqui o nosso top 5:

Desenvolvimento de Softskills altamente valorizadas

As Softskills que poderás desenvolver ao longo da licenciatura são cada vez mais valorizadas pelos recrutadores e empregadores. Competências como o pensamento crítico, a comunicação, a resolução de problemas e competências analíticas são algumas das mais requisitadas.

Compreenderás os teus próprios hábitos de compra

Conceitos como o WTP (Willingness to pay) são dados neste tipo de cursos, que é de forma resumida, o valor máximo que estás disposto a pagar por um bem ou serviço. Aprender sobre conceitos como este, irá ajudar-te a descodificar o teu próprio comportamento de consumo e permitir que tomes decisões economicamente mais sólidas.

O teu próprio processo de tomada de decisão melhorará quer na tua vida pessoal como profissional

Os cursos destas ciências têm muitas vezes como objetivo, avaliar as alternativas, de forma a escolher as soluções mais adequadas. Por norma, essa avaliação tem como base principal a comparação dos custos e benefícios de uma dada questão. Este tipo de análise acaba por ter uma utilidade transversal a várias áreas da nossa vida.

Boas oportunidades no mercado de trabalho aumentando as tuas hipóteses de uma carreira de sucesso

Os cursos destas áreas, independemente do grau académico que estejas a considerar, têm aplicações transversais no mercado de trabalho, o que faz deles uma ótima opção. Por vezes, podem ser a base da tua formação, noutras o complemento, como é o caso, por exemplo, da Gestão, que é um curso altamente abrangente e como tal bastante solicitado atualmente no mercado laboral. Se pretendes ser Gestor, possivelmente optarás pela licenciatura, mas se escolheres outra àrea qualquer de formação, podes posteriormente, decidir-te por uma Pós-graduação ou Mestrado em Gestão, para teres a abrangência da Gestão aliada à especialização da tua licenciatura.

Conhecerás melhor o mundo em que vivemos.

Estas ciências ajudam a que entendas o mundo ao teu redor, as oportunidades e ameaças dos mercados e políticas governamentais, questões económicas como tributação, inflação e taxas de juros, entre outros assuntos, que irão influenciar bastante a tua vida adulta e é vantajoso compreender.

Uma licenciatura nestas áreas, dar-te-á uma visão holística de um mundo em constante evolução, bem como te permitirá interpretar melhor os indivíduos e as organizações que tomam decisões.