Vantagens de estudar no estrangeiro

31 Julho 2023 | 173

1. Expansão da compreensão cultural

Os pontos de vista, opiniões e o conhecimento social estão condicionados ao ambiente que nos rodeia. Estudar no estrangeiro permite explorar outra cultura e de uma forma bastante imersiva viver experiências imensamente enriquecedoras que te darão uma nova perspetiva sobre a forma como conceptualizas o mundo. Através do contacto com crenças diferentes, estilos de vida, costumes etc, irás desenvolver mais empatia pelo outro, enquanto adquires uma maior consciência cultural.

2. Amplia as experiências pessoais

Estudar no estrangeiro, especialmente se for por um longo período de tempo, irá tirar-te completamente da tua zona de conforto. Ao imergires numa cultura diferente da tua terás de ser criativo para te adaptares. Parte desse processo de adaptação passa por aprenderes a viver de forma independente, lidando com diversas responsabilidades quotidianas como a gestão de orçamento, compras para casa, limpeza, renda, tratar das roupas, etc,. 

3. Competências linguísticas

Aprender um novo idioma sempre será um grande benefício para todos. Estudar no estrangeiro oferece o ambiente ideal e a motivação necessária para aprender um ou mais idiomas. Estar rodeado por locais que falam o idioma que estás a tentar aprender, ajuda a reduzir a ansiedade durante o processo de aprendizagem. Além disso, a competência oral e auditiva é potenciada enquanto aprendes uma língua no estrangeiro. 

4. Desenvolvimento intelectual

Estudos mostram que os alunos que estudam no estrangeiro identificam a melhoria dos seus hábitos de estudo e o aumento da confiança para assumir tarefas, como uma duas das vantagens de estudar noutro país. Os alunos que estudam no estrangeiro apresentam um aumento na sua média no seguimento dessa experiência. Os resultados de uma pesquisa baseada nas auto-avaliações dos alunos e nas observações do corpo docente, indicam que os estudantes que estudaram no estrangeiro apresentam um aumento no desenvolvimento intelectual em termos de autoconfiança na sala de aula, bem como um aumento nas competências dos alunos para entender conexões significativas entre os diferentes contextos culturais (Ingraham & Peterson, 2004).

5. Torna-te mais competitivo profissionalmente

Os licenciados que tiveram uma experiência de estudo noutro país geralmente impressionam os empregadores devido à sua perspetiva global e à sua compreensão única de pessoas de diferentes culturas. Terás um currículo competitivo não só em Portugal, mas também a nível global, aumentando as tuas hipóteses de conseguires um emprego que te permitirá decidir para onde queres ir, em vez de te limitares a ir para onde podes ir.

6. Desenvolvimento pessoal

Estudar no estrangeiro permitirá conquistares a tua independência e a aprenderes a ser autónomo e auto-suficiente. Aprenderás mais sobre ti próprio, pois, enfrentarás situações que irão testar os teus limites e te mostrarão as tuas forças e as tuas fraquezas. O contacto com outras culturas, para além de, como já referido anteriormente, te dar uma noção de diversidade, também irá permitir desenvolver a tua sensibilidade cultural para que possas falar de qualquer assunto, a qualquer nível, com conhecimento de causa do porquê das diferenças.

Irás conhecer outras perspectivas sobre a tua cultura, através das opiniões de pessoas de outros países, o que ajudará a repensares determinados temas que consideravas serem verdades absolutas.

7. Oportunidade viajar, muito!

Viajar é um efeito colateral muito bem-vindo para quem é estudante em terra estrangeira. Não importa onde a instituição para onde vais estudar se localize, as oportunidades de viajar para novos lugares tendem a aumentar. É possível utilizares o teu tempo livre para explorar o país onde estás a estudar, ou quem sabe? Talvez viajar para outros países fronteiriços ou não..de comboio, autocarro, avião...especialmente se estiveres a estudar num país no centro da Europa, onde a deslocação entre países é bastante comum e facilitada.